Nove pessoas são mordidas por 'morcego-vampiro' no interior do Pará - Portal Pebão

Destaques

Publicidade Página Inicial



domingo, 3 de julho de 2022

Nove pessoas são mordidas por 'morcego-vampiro' no interior do Pará

Nove pessoas são mordidas por 'morcego-vampiro' no interior do Pará


Morcego-vampiro-comum se alimenta de sangue de mamíferos e aves — Foto: Vladimir José Rocha

Agentes de saúde de Bagre estão apurando se os animais possuem alguma enfermidade que possa afetar a saúde humana, como a raiva. Campanha de vacinação está marcada para a próxima semana.

Ao menos nove moradores de Bagre, no arquipélago do Marajó, foram mordidos por morcegos. Todos vivem em quatro casas da comunidade "Rio Piquiriana", na zona rural da cidade.

Esta semana, agentes de saúde estiveram no local e identificaram uma colônia do animal, conhecido como "morcego-vampiro", uma das poucas espécies que se alimentam de sangue.

Alguns espécimes foram capturados para investigar se está circulando entre eles alguma enfermidade que possa afetar a saúde humana, como a raiva.

Uma campanha de vacinação antirrábica está prevista para ocorrer na região, tanto para humanos quanto para animais domésticos que possam ter sido mordidos.

A reportagem solicitou mais detalhes da situação à prefeitura de Bagre, mas ainda não havia obtido resposta até a publicação.

Surtos no Marajó

Em 2004, uma outra cidade marajoara teve surto de raiva transmitida por morcegos. Em Portel foram 18 registradas 18 mortes na época.

O surto mais recente registrado no Pará foi em 2018, quando 11 pessoas foram vítimas da raiva humana, após ataques de morcegos em Melgaço, também no Marajó.




 (Fonte: g1 Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.