Plano de Mobilidade Urbana: divulgadas as respostas da 2ª audiência pública - Portal Pebão

Destaques

Publicidade Página Inicial



sexta-feira, 1 de abril de 2022

Plano de Mobilidade Urbana: divulgadas as respostas da 2ª audiência pública

 Plano de Mobilidade Urbana: divulgadas as respostas da 2ª audiência pública

Foto: Irisvelton Silva/Semsi

O corpo técnico da engenharia da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana de Parauapebas, torna públicas as respostas coletadas durante a 2ª audiência pública do plano, realizada no dia 24 de fevereiro. O arquivo, contendo as perguntas e suas devidas respostas, pode ser visualizado aqui: Respostas_2ª audiência_PMU

O estudo técnico aborda o prognóstico, a estratégia e as propostas para a melhoria da mobilidade urbana, o que inclui diversos elementos. Dentre eles, estão o transporte de passageiros e cargas; e, ainda, modais ativos de locomoção, como por exemplo, o ciclismo e a caminhada dentro do perímetro urbano, contemplando também a zona rural no município.

As perguntas foram coletadas durante o mês de fevereiro, antes e durante a audiência, realizada de forma virtual por conta das recomendações sanitárias colocadas durante o período, a fim de mitigar o avanço do contágio por Covid-19 e síndromes gripais.

Foram 17 respostas cedidas pela arquiteta e urbanista Taynara Souza, coordenadora do setor de engenharia da Semsi, e pela engenheira civil Fernanda Mellon, da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), entidade responsável pelo estudo técnico que viabilizou a elaboração do PMU, de responsabilidade da Semsi.

As audiências não contaram só com a presença de representantes da secretaria responsável pelo plano, mas também do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e entidades da sociedade civil, como cooperativas de transporte público e representantes de ciclistas, pessoas com deficiência e associação de moradores da zona rural do município.

A previsão é que as propostas de efeito imediato prazo sejam colocadas em ação ainda neste ano. O Plano de Mobilidade Urbana contempla uma reestruturação no município também com ações de efeito a curto, médio e longo prazo, projetando as transformações em Parauapebas pelas próximas décadas.



Texto: Juliano Corrêa/Semsi –  – Assessoria de Comunicação/PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.