Torres de apoio em obras de barragens da Vale caem em Minas Gerais - Portal Pebão

Destaques

Publicidade Página Inicial



domingo, 14 de novembro de 2021

Torres de apoio em obras de barragens da Vale caem em Minas Gerais

 Torres de apoio em obras de barragens da Vale caem em Minas Gerais 

Foto reprodução
Duas torres do sistema preparatório para obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da Vale, tombaram na manhã desta sexta-feira (12) em Minas Gerais. Segundo a mineradora, não houve feridos e não havia trabalhadores no local no momento da queda.

A Vale também afirmou, em nota, que as torres não atingiram as barragens e que não houve alteração em suas condições de segurança. A empresa também disse que a área foi isolada e que os órgãos competentes foram informados.

"As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)", complementou a mineradora.

Um dos motivos apontados para o ocorrido, segundo o UOL, seriam os fortes ventos que atingiram a região.

As barragens Forquilhas I e II, da Mina Fábrica, ficam entre as cidades de Ouro Preto e Itabirito, localizada no Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

Ambas as barragens estão em nível 2 de emergência, o que significa que há uma anomalia com potencial comprometimento de segurança da estrutura, classificada como "não controlada" ou "não extinta", necessitando de novas inspeções especiais e intervenções.

Em nota, a Agência Nacional de Mineração afirmou que, junto aos órgãos de segurança, defesa e regulação do estado de Minas Gerais, realizou uma vistoria após o incidente para verificar a segurança das barragens. A agência confirmou que não houve vítimas ou rompimento das barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.