Chegadas de minério de ferro nos portos chineses aumentam 1,92Mt na semana - Portal Pebão - Portal Pebão

Destaques

Publicidade Página Inicial



quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Chegadas de minério de ferro nos portos chineses aumentam 1,92Mt na semana - Portal Pebão

 Chegadas de minério de ferro nos portos chineses aumentam 1,92Mt na semana.

Foto Reprodução

Dados rastreados pela Shangai Metals Market (SMM) indicam que 92 navios transportando minério de ferro chegaram aos principais portos da China de 18 a 24 de outubro. No mesmo período, porém, o volume total do insumo siderúrgico despachado para destinos globais a partir de 19 portos e 16 empresas de mineração na Austrália e no Brasil diminuiu, marcando a terceira semana consecutiva de queda dos embarques dos dois maiores fornecedores da matéria-prima.

As chegadas de cargas foram estimadas pela SMM em 14,06 milhões de toneladas, um aumento de 1,92 milhão de toneladas em relação à semana anterior e 0,98 milhões de toneladas no ano.

O total de chegadas de minério de ferro importado na China aumentou em relação à sessão anterior, mas as saídas combinadas da Austrália e do Brasil caíram um pouco. O mercado foi impulsionado em certa medida, uma vez que a política de racionamento de energia relaxou em algumas áreas.

Os embarques que partiram dos portos australianos foram estimados em uma redução de 1,34 milhão de toneladas semanais para 17,65 milhões de toneladas, mas com um aumento de 3,02 milhões de toneladas ano a ano. Já as remessas dos portos brasileiros somaram 4,17Mt, um aumento de 470 mil toneladas sobre a semana anterior, mas com queda de 3,55 milhões de toneladas no ano.

De forma geral, as remessas dos dois principais produtores globais da matéria-prima siderúrgica caíram cerca de 2% na semana, uma vez que a queda no volume de minério embarcado na Austrália ultrapassou a recuperação nos embarques brasileiros.

O governo chinês tem adotado medidas para reduzir a produção de aço no país de forma que o volume de 2021 não ultrapasse aquele produzido no ano passado. A atividade siderúrgica no norte do país é ainda mais restrita devido aos requisitos de proteção ambiental. Enquanto isso, os estoques portuários estão aumentando em meio a mais chegadas, restringindo o ímpeto de alta dos preços do minério. Portanto, os preços tendem a ficar congestionados no curto prazo.


Notícias de Mineração


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.