Causa da morte de adolescente vacinada é atribuída à doença autoimune - Portal Pebão - Portal Pebão

Destaques

Publicidade Página Inicial



sábado, 18 de setembro de 2021

Causa da morte de adolescente vacinada é atribuída à doença autoimune - Portal Pebão

 Causa da morte de adolescente vacinada é atribuída à doença autoimune.

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta sexta-feira (17) que as análises técnicas indicaram que “não é a vacina a causa provável do óbito” de adolescente de 16 anos sete dias depois de ter sido vacinada contra covid-19, em São Bernardo do Campo (SP).  

A causa provável, segundo a secretaria, foi atribuída ao diagnóstico de doença autoimune, denominada "Púrpura Trombótica Trombocitopênica" (PPT) e identificada com base no quadro clínico e em exames complementares. “A PTT é uma doença autoimune, rara e grave, normalmente sem uma causa conhecida capaz de desencadeá-la, e não há como atribuir relação causal entre PTT e a vacina contra covid-19 de RNA mensageiro, como é o caso da Pfizer”, disse a pasta, em nota.

A análise foi feita de forma conjunta por 70 profissionais reunidos pela Coordenadoria de Controle de Doenças e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Participaram especialistas em Hematologia, Cardiologia, infectologia e outros atuantes nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) do estado.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.