Polícia Federal realiza flagrante de extração ilegal de minério e uso de explosivos em Canaã dos Carajás - Portal Pebão

Destaques

Publicidade Página Inicial



segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Polícia Federal realiza flagrante de extração ilegal de minério e uso de explosivos em Canaã dos Carajás

 Polícia Federal realiza flagrante de extração ilegal de minério e uso de explosivos em Canaã dos Carajás.

Polícia Federal realiza flagrante de extração ilegal de minério e uso de explosivos em Marabá.

Na quinta-feira, dia 05 de agosto de 2021, o ICMBIO apresentou à Polícia Federal de Marabá/PA um flagrante de mineração ilegal e utilização de produtos controlados de forma ilegal.

Mediante operação conjunta do ICMBIO, IBAMA e Polícia Militar do Pará (PMPA) foi constatada atividade de mineração ilegal, possivelmente extração irregular de Cobre  no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, unidade de conservação de proteção integral, no município de Canaã dos Carajás/PA. Além da presença de mineração em várias minas, havia a existência de explosivos no local, estando alguns em situação de pronto emprego. 

Os dois indivíduos flagrados na extração de minério, bem como o material de elevado risco apreendido foram encaminhados a Polícia Federal devido a sensibilidade do material e a atribuição do assunto, sendo lavrados os procedimentos cabíveis.

Polícia Federal realiza flagrante de extração ilegal de minério e uso de explosivos em Marabá.

Após a formalização dos devidos procedimentos, o motorista foi conduzido ao presídio, local em que permanecerá à disposição da justiça.

Caso confirmada a hipótese criminal, os flagranteados responderão pelos crimes de Extração ilegal de minério (Art. 55 da Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais), Explorar Matéria prima pertencente à União (Art. 2 da Lei 8.176/1991 – Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica) e Portar material explosivo (Art. 16, parágrafo único, III, da Lei 10.826-2003 – Estatuto do Desarmamento).


As investigações seguem em andamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.