Movimenta Pebas abre edital para artes plásticas - Portal Pebão

Destaques

Publicidade Página Inicial



sexta-feira, 16 de abril de 2021

Movimenta Pebas abre edital para artes plásticas

Artistas de Parauapebas serão selecionados para residência, que começa em maio, com o artista plástico Afonso Camargo Fona.




Parauapebas, 16 de abril de 2021 - A partir da próxima segunda-feira, 19/04, artistas plásticos de Parauapebas poderão se inscrever em edital voltado para essa área artística, promovido pelo Movimenta Pebas. As inscrições poderão ser feitas nas redes sociais do projeto (instagram.com/movimentapebasoficial/ e facebook.com/movimentapebasoficial). Patrocinado pela Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Movimenta Pebas traz o experiente artista plástico Afonso Camargo Fona, para a tutoria da residência. As inscrições seguem até 3/5.



O experiente artista plástico Afonso Camargo Fona será o tutor da residência



Um júri especializado vai selecionar três artistas com base na avaliação dos portfólios inscritos. Os critérios serão qualidade artística, criatividade e originalidade. Todos os inscritos participarão de masterclass on-line com Afonso Camargo Fona e os selecionados farão a residência artística, que será realizada no período entre 17 de maio e 5 de junho, com foco em aperfeiçoar suas técnicas, além de produzir obras no ateliê do artista, em Parauapebas.

Durante a residência, o projeto fornecerá aos estudantes um kit completo com materiais e instrumentos de trabalho. A partir de 18 de junho, as obras produzidas durante a residência artística serão expostas nas redes sociais e na página eletrônica do Movimenta Pebas.

Radicado em Parauapebas desde 1991, Afonso Camargo Fona mantém ateliê
Nascido em Santarém (PA), onde viveu até o início da adolescência, Afonso Camargo Fona aprendeu com o pai e com os tios a pintar as tradicionais cuias e a restaurar obras sacras. Já em Manaus (AM), trabalhou como aderecista em agremiações carnavalescas - o que o levou a também atuar nos bois Caprichoso e Garantido no Festival de Parintins. Durante muitos anos foi também restaurador no monumental Teatro Amazonas.

Residindo em Parauapebas há cerca de 30 anos, onde mantém seu ateliê de criação, Afonso segue engajado em vários projetos educativos. Ele também desenvolve experimentos com pigmentos naturais oriundos do ferro, manganês e outros minérios abundantes na região. Agraciado como Mestre da Cultura Popular pela Fundação de Cultura do Pará, Afonso já participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. O painel "Gavião", produzido ao longo do projeto Arte em Cores, faz uma homenagem ao povo Gavião, de origem Xikrin, e ao mito indígena relacionado à ave de rapina da fauna amazônica.

Sobre o Movimenta Pebas
O Movimenta Pebas oferece programação diversificada e totalmente gratuita à população nas áreas de teatro, dança, audiovisual e artes plásticas. O projeto também investe na produção e na capacitação dos artistas locais, impulsionando a rede produtiva da cultura e gerando renda.

Adaptado para promover ações também durante a pandemia, o Movimenta Pebas já selecionou, por meio de concurso cultural, cinco peças teatrais de curta duração que serão montadas com recursos do projeto. Além disso, mais de 200 jovens e adultos de Parauapebas participaram de cursos on-line de capacitação em diferentes modalidades de dança com a equipe da renomada Corpo Escola de Dança, do Grupo Corpo. Na etapa de música, o projeto selecionou, produziu e divulgou dez videoclipes com músicas inéditas de compositores daquele município. O Movimenta Pebas também está promovendo dois cursos on-line sobre a história do cinema e uma mostra de curtas-metragens na sua página eletrônica.

O Movimenta Pebas tem patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Secretaria Municipal de Cultura, através do Centro Cultural de Parauapebas - CCP e Instituto Vivas, e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura - Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.