Preocupações com fornecimento de minério de ferro do Brasil voltam ao mercado - Portal Pebão

Destaques

ANUNCIE AQUI

Publicidade Página Inicial

Últimas Notícias No Facebook

sábado, 16 de maio de 2020

Preocupações com fornecimento de minério de ferro do Brasil voltam ao mercado

Preocupações com fornecimento de minério de ferro do Brasil voltam ao mercado

Preocupações com o suprimento brasileiro de minério de ferro ressurgiram entre os participantes do mercado devido às expectativas de que as exportações do produto possam sofrer impedimentos com bloqueios relacionados ao coronavírus e pelo crescente número de infecções de Covid-19 no país.

São Luís (MA) foi a primeira grande cidade brasileira a entrar em confinamento nesta semana. A capital maranhense está próxima do Pará, atualmente o Estado com maior produção de minério de ferro do país. Dez cidades do Pará, incluindo a capital Belém, também entraram em confinamento.

As operações de mineração e porto, no entanto, ainda não foram afetadas pelo bloqueio. Os governos federal e estadual decretaram como atividades essenciais as operações de mineração, processamento, comercialização e expedição. Apesar disso, a proximidade do bloqueio às minas de minério de ferro deixa alguns participantes do mercado preocupados com o fornecimento.

O Pará é o lar da mina de ferro de Carajás, que faz parte das operações do Sistema Norte da Vale. O minério produzido em Carajás, incluindo a principal marca de alta qualidade Iron Ore Carajás (IOCJ), é embarcado para mercados globais pelo Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão.

A Vale não fez nenhum anúncio sobre qualquer impacto potencial na mineração ou no transporte de minério de ferro devido aos bloqueios.

Mas os preços do minério de ferro subiram durante toda a semana, com o índice Fastmarkets dos finos de 62% de Fe cfr Qingdao a US$ 92,17 por tonelada na quinta, valor mais alto desde o início de março.

Enquanto alguns participantes do mercado sustentaram que as renovadas preocupações com a oferta brasileira não eram a única razão por trás dos aumentos dos preços, a maioria concordou que ajudou a estimular o sentimento de alta.

Fontes de usinas da China disseram que o volume de cargas do IOCJ para entrega em junho pode não estar garantido e tem que ser compensado com os embarques de julho.

As usinas também podem precisar buscar substitutos para os produtos da Vale, que normalmente têm alto teor de ferro e baixo teor de alumina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.