Brasil tem oito casos confirmados de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde - Portal Pebão

Destaques

ANUNCIE AQUI

Publicidade Página Inicial

Últimas Notícias No Facebook

quinta-feira, 5 de março de 2020

Brasil tem oito casos confirmados de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde

Brasil tem oito casos confirmados de novo coronavírus, diz Ministério da Saúde

São Paulo registrou seis casos, Espírito Santo e o Rio, um cada. Balanço ainda aponta 635 casos suspeitos de coronavírus e 378 foram descartados.
   
Secretário-executivo do Ministério da Saúde explica balanço sobre o novo coronavírus.

Secretário-executivo do Ministério da Saúde explica balanço sobre o novo coronavírus. — Foto: Reprodução/GloboNews
Secretário-executivo do Ministério da Saúde explica balanço sobre o novo coronavírus. — Foto: Reprodução/GloboNews

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (5) o mais recente balanço sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os dados principais são:

8 casos confirmados
635 casos suspeitos
378 casos descartados
Agora, são seis casos em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. De acordo com o ministério, entre as novas confirmações há dois casos de transmissão local relacionados ao primeiro caso confirmado em um morador da capital paulista que viajou para a Itália.

GUIA ILUSTRADO: sintomas, transmissão e prevenção
O que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ressaltou que a confirmação de transmissão local, mas que isso não significa que ocorra transmissão sustentada. Atualmente, só há "transmissão comunitária" em países como China, Coreia do Sul e Itália.

"Nós no Brasil não temos transmissão comunitária" - João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde
Antes do atual balanço desta tarde, havia quatro casos confirmados, sendo a quarta confirmação uma paciente de 13 anos que viajou para Itália. Inicialmente o ministério chegou a considerar que, apesar de positivo, o caso não seria incluído entre os confirmados. Depois voltou atrás e considerou outros pontos para listar a adolescente entre os casos confirmados.

"É natural, daqui pra frente, ter mais laboratórios públicos e privados realizando o teste. mas se ela (paciente sem sintomas) fizer e der positivo, essas situações serão classificadas como portador assintomático", diz Gabbardo.

Espírito Santo e Distrito Federal
O caso do Espírito Santo não constou no primeiro balanço, que considerava os casos notificados até 12h. Durante coletiva, o caso foi incluído: trata-se de uma mulher de 37 anos que também tem histórico de viagem para Itália.

O governo federal ainda aguarda a contraprova de um caso no Distrito Federal. O teste que apontou positivo para coronavírus foi feito em um laboratório particular e será avaliado agora pelo Laboratóro Central de Goiás. A paciente é uma mulher de 23 anos que foi para Inglaterra e Suíça, entre 25 de fevereiro e 2 de março, e começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.