Versão digital de documento do carro está disponível para proprietários de veículos no Maranhão - Portal Pebão

Destaques

ANUNCIE AQUI

Publicidade Página Inicial

Últimas Notícias No Facebook

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Versão digital de documento do carro está disponível para proprietários de veículos no Maranhão

A versão digital foi disponibilizada pelo Detran-MA no início deste mês, é gratuita e tem a mesma validade do certificado impresso e pode substituí-la durante abordagem no trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) disponibilizou nesta quarta-feira (02), a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV). O documento que serve de prova de registro e propriedade do carro e é de porte obrigatório agora terá uma versão que pode ser usada nos smartphones. 
O documento virtual chamado de CRLVe foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa que continuará sendo emitida. A versão digital substitui a tradicional durante uma abordagem de trânsito.
Para a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, essa nova ferramenta possibilita mais segurança e praticidade para os motoristas.
“Com o CRLV digital o usuário poderá evitar multas por esquecer o documento em algum outro local, assim como reduzir questões como roubo ou perda do documento físico”, declarou a Diretora Geral.
O CRLV não terá nenhum custo a  mais para os usuários, no entanto para acessar  é necessário que o licenciamento 2018 já esteja pago, ou seja, se o proprietário tiver débitos pendentes relacionados ao registro do veículo, não poderá solicitar a versão  eletrônica.
O CRLV digital é acessado pelo mesmo aplicativo para celulares e tablets, que já traz também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O aplicativo foi rebatizado como Carteira Digital de Trânsito (CDT), reunindo a partir de agora os dois documentos, estando disponível nos sistemas Androide e IOS.
O download é gratuito, depois de baixar ou atualizar o aplicativo, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no CRV (Certificado de Registro de Veículo).
O aplicativo permite adicionar mais de um CRLV digital. Para tanto, é preciso informar o número do Renavam de cada veículo e o código de segurança impresso no CRV (Certificado de Registro de Veículo) de cada um, sendo essencial para quem possui mais de um veículo.
De acordo com o Coordenador de Informática do Detran-MA, Jorge Henrique da Silva Oliveira, os motoristas não precisam se preocupar , caso não estejam conectados .  “ O acesso à internet só é necessário no primeiro momento para adicionar o CRLV Digital na Carteira Digital de Trânsito. Depois, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo e pode ser usado mesmo sem internet disponível”, informou o Coordenador.
O estado do Maranhão é o oitavo Estado a aderir à versão digital do documento veicular. Já aderiram o Distrito Federal, Ceará, Rondônia, Goiás, Pernambuco,  Mato Grosso do Sul e Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.