Indígenas de várias aldeias em Parauapebas recebem auxílio com 14 mil mudas frutíferas - Portal Pebão

Destaques

ANUNCIE AQUI

Publicidade Página Inicial

Últimas Notícias No Facebook

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Indígenas de várias aldeias em Parauapebas recebem auxílio com 14 mil mudas frutíferas

Indígenas de várias aldeias em Parauapebas recebem auxílio com 14 mil mudas frutíferas

Na aldeia Kateté, Aborijan utiliza o sistema ecológico de cultivo agroflorestal em sua roça, o cabruca, que aproveita as árvores já existentes no local para fazer o sombreamento necessário para o cultivo do cacau. “Queria plantar algumas mudas e agora consegui. Tenho que sustentar minha família, que está crescendo e tenho que levar alguma coisa para um futuro melhor pra eles”, comemora  Aborijan Xikrin.
Os indígenas da aldeia Pokrô ficaram felizes com o incentivo que receberam para aumentar a produção. “A comunidade gosta muito de cacau, açaí, milho. Todo mundo vai plantar, comer, vender e ganhar dinheiro”, disse Ngrey Katy. “É bom pra melhorar a comunidade, a comunidade também gosta de plantar pra viver”, ressaltou Bep Maroto. “Tô muito feliz com essas mudas de cacau e açaí”, afirmou Bekuoidjoiti Xikrin.
“A governo municipal já disponibiliza assistência técnica para os indígenas, de acordo com a demanda deles. Após um levantamento que será realizado pelos próprios indígenas, a Prefeitura vai ofertar capacitações teóricas e práticas voltadas principalmente para o cultivo de cacau, milho e açaí”, pontuou a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), Sinara Albuquerque.
Texto: Rayssa Pajeú
Foto: Lucas Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.